
NOME COMUM: Bisão Brasileiro
NOME CIENTÍFICO: Bison Nathanicos
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Bovidae
COMPRIMENTO: até 1,80 metros, mais 60 cm para a cauda
PESO: de 500 kg até 1 tonelada
As sextas-feira o rebanho desloca-se para o Noroeste (região próxima a Ribeirão Preto), retornando ao Sudeste na segunda seguinte.
Sua pelagem, vai da camisa listrada "a lá Wally", passando pela mesma listrada estilo "Freddy Kruger" e chegando as vezes no azul cobrador.
Maior e mais forte que seu parente europeu, o bisão-brasileiro prefere as pradarias abertas, aonde pode abaixar a cabeça e seguir seu caminho sem se importar com o que está a sua frente.
O estranho comportamento desta espécie, que as vezes sem a menor explicação, abaixa a cabeça apontando os seus cornos para a frente e saindo em disparada, não para e não desvia do seu foco por nada neste mundo. Vários pesquisadores afirmam não haver lógica em tal comportamento "suícida", visto que por não parar, provavelmente porque estão olhando para o chão enquanto correm, caem nos fossos dos elevadores, bueiros e até em penhascos.
Tal comportamento transforma esta espécie em extinção, visto que mesmo não havendo caça predatória para ele, seu comportamento compromete a perpetuação da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário